Prazer,

Minha foto
Acho auto definições sempre muito chatas. A verdade é que de nada vai adiantar falar sobre mim. Posso escrever mil linhas a meu respeito, mas você vai fazer como todos fazem: julgar pelo que vê. °*~

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Falando em Cópia...


Deu na telha e vou ser bem direta. Acho graça dessas pessoas tããão boas, tããão autênticas, tãão criativas, que escrevem textos, publicam na internet, e se mostram profundamente irritadas quando vez ou outra os reconhecem em sites de outras pessoas. Na boa, sabe o que eu acho disso? Acho que se o(a) autor(a) colocou na internet é porque quer compartilhar com o mundo virtual(se disser que não, está mentindo, ok?!), e não há como impedir que outras pessoas se identifiquem com os textos e queiram copiá-los em seus sites; até porque se o artista não deseja ser copiado, ele não deve expor sua obra, ainda mais na internet, né gente! O que que há!... vivemos na era digital, milhões de pessoas possuem acesso à internet , que aumenta a cada dia, e se esses autores forem se preocupar com textos seus que foram citados ou copiados, terão que sentar e chorar, ou morrer do coração, porque eles Não Vão Conseguir Acabar Com Isso. Como diz uma famosa comunidade do orkut: "Fuce muito e morra de Raiva". Lamento,rá,rá.



***



Agora, a coisa que me causa mais indignação nas pessoas é a Hipocrisia. Tanto se fala de plágio daqui, plágio dali, fulano roubou meu texto, beltrano postou meu texto no seu blog, fotolog e afins, etc... Mas sabe o que mais vejo nesses textos de autores 'meia boca'? É que a grande maioria se 'inspira' tanto em textos de Grandes Autores, que em meio a palavras bonitas, inserem, de forma sutil, frases e trechos de textos já existentes. Eu como boa virginiana que sou, muito observadora e principalmente detalhista, canso de ver esses feitos quase imperceptíveis, mas que não passam ilesos aos meus olhos atentos. E isso ninguém fala, não é? "Olha, aquela autora autêntica e moralista, colocou em um texto de autoria dela, um trechinho ali de uma frase que está no MEU texto...", ou "Aquele autor super original usou uma frase do meu texto"... e por aí vai. Isso ninguém fala, mas eu sei porque acontece: Porque está na rede. E tudo o que está na rede, está visível para essas milhões de pessoas que todos os dias acessam a internet, e que, se deu a sorte (ou o azar) de encontrar um texto seu, gostar dele, e querer guardar para ela um pouco daquelas palavras tão bonitas que traduziam naquele momento o seu sentimento de autor(a). Mas que por outro lado, poderia também, estar traduzindo o sentimento Dela, e isso é comum. As pessoas sentem parecido, vivem parecido, sofrem parecido, e as pessoas também amam parecido. Então, autor(a), se você publica na internet um real setimento, tenha certeza que muitas pessoas, principalmente aquelas que o(a) copiaram, sentiram tão parecido ou igual a você, e isso deveria ser motivo de orgulho e felicidade por conseguir expressar tão perfeitamente sentimentos que nem todas as pessoas que conseguem, e que, para 'aquela pessoa' que buscava algo que chegasse mais perto de seu sentimento, foi o texto, a frase, ou o techo, mais perfeito, que tocou seu coração, que pode ter sido (por felicidade ou infelicidade sua) o seu.



Mas se prefere ser egoísta e guardar só para você a expressão dos melhores sentimentos, saia da internet. Porque aqui tudo é visto o tempo todo. Tão visto a ponto de se perceber que o ditado é real: Nada se cria, tudo se copia. [inclusive o dito 'original'].





Lua Magalhães

Um comentário:

  1. é exatamente isso. quem se expõe, que arque com as consequências. às vezes penso que, mesmo quando copiadas, as pessoas continuam a publicar suas obras originais (que, bem no fundo, sempre pegam uma tênue linha de pensamento de algum outro lugar, esse também copiado de outro...) porque a vontade de compartilhar é maior que a de não ser copiado. ótimo texto, parabéns!

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir